Lula dispara e fica 16% a frente de Bolsonaro, diz pesquisa

Se as eleições fossem decididas pelas intenções de votos, Luiz Inácio Lula da Silva estaria eleito no próximo ano para governar o Brasil até 2026. Pelo menos é o que aponta a pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira (17), que indica pela quinta vez o petista na frente de Jair Bolsonaro.

Na atual situação apresenta pela pesquisa, Lula está com 40% das intenções voto dos eleitores contra 24% do atual presidente Bolsonaro. “A nova rodada da pesquisa XP/Ipespe registra continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula”, pondera o levantamento.

Comparado com a pesquisa anterior, o ex-presidente conquistou mais dois pontos percentuais e deixou o bolsonarista com dois pontos a menos que na última pesquisa.

Outro ponto destacado pela pesquisa é que a intenção de voto para Lula é contínua, ou seja, mantém uma média desde março, onde na primeira pesquisa, o petista apresentou somente 25% das intenções de voto.

Atrás de Lula e de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (PDT), com 10% das intenções de voto; Sérgio Moro (sem partido) com 9%; o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (Democratas) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 4% cada.

Foram realizadas mil entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.