Planejar, coordenar e gerir as múltiplas atividades de capacitação dos servidores municipais, além de promover eventos e processos que assegurem formação, qualificação e aperfeiçoamento profissional são algumas das diretrizes da Secretaria Municipal de Gestão.
Espinha dorsal do Programa de Valorização do Servidor, os cursos de capacitação seguem a todo vapor em 2022. Segundo o secretário municipal de Gestão Agenor Mattiello, quanto mais capacitado o servidor, melhor serviço ele presta à comunidade. “Entendemos a necessidade de estar em constante capacitação, somente assim temos mais eficiência, mais efetividade e mais agilidade nos processos”, explica.
Para se ter uma ideia da importância da Capacitação na atual gestão, de 2017 a 2021 foram disponibilizados 356 mil vagas de aperfeiçoamento profissional para os 28 mil servidores da Prefeitura de Campo Grande, ou seja, são 12,36 vagas por servidor.
Uma estratégia que melhorou em muito este processo foi começar a trazer grandes profissionais nas múltiplas áreas da gestão Pública para cá, em vez de enviar poucos servidores aos grandes centros para se capacitarem.
“Temos convidado muitos profissionais na área de Gestão e Inovação em serviços Públicos para capacitar nossos servidores. Em vez de enviarmos um grupo com 5 ou 6 pessoas para fazer um curso fora de Campo Grande, trazemos o curso para cá e capacitamos a equipe toda, de 30, 40 pessoas, por exemplo”, exemplifica.
A última grande palestra foi com o autor dos Best-sellers “60 dias em Havard” e “Rock in Rio – a arte de sonhar e fazer acontecer”, Allan Costa. Com a palestra “Eficiência e Inovação no Serviço Público”, Allan falou sobre a modernização estrutural e tecnológica dos serviços públicos, dos diversos tipos de processos que existem hoje em andamento, e o principal, como se manter motivado e prestar um serviço de excelência para as pessoas.
Outra medida que vem ao encontro das diretrizes da SEGES, que é gerenciar e manter um sistema informatizado de gestão, é a digitalização de processos que deve ser feita para toda a Prefeitura de Campo Grande.
De início, os trabalhos serão realizados com a digitalização dos processos da Central de Atendimento ao Cidadão, porque ali são atendidas cerca de 1,5 mil pessoas ao dia. Com a mudança, quem precisava ir até a Central para emitir um documento, uma certidão ou pagar um DAM (Documento de Arrecadação Municipal) poderá fazer pelo smartphone acessando as certidões, os serviços e pagando o DAM de maneira virtual. O sistema será atualizado automaticamente e os documentos liberados para download.
Um projeto que também está em andamento e vai revolucionar o consumo de energia elétrica da Prefeitura é a instalação de placas fotovoltaicas nos prédios próprios da Prefeitura. Já existe uma equipe visitando as unidades de saúde e de educação, que serão as primeiras a receber a energia limpa. A expectativa é gerar uma economia de energia elétrica de cerca de R$ 20 milhões ao ano.
Considerando que o custo do investimento será de R$ 70 milhões, espera-se que em quatro anos o investimento esteja pago, portanto um “payback de curto prazo”, e depois haverá energia gratuita por mais 15 anos, até a próxima troca de placas.
Concursos
Quatro grandes concursos públicos foram realizados este ano, com mais de 50 mil inscritos: Saúde, Finanças (auditor fiscal) Procuradoria Geral do Município e Segurança. Falta concluir o da Guarda Civil Metropolitana. Neste concurso, foram 18.480 inscritos para 1ª fase da prova, depois houve a prova de aptidão física, a de avaliação psicológica e agora está na parte de investigação social. Somente depois os candidatos aprovados nestas etapas vão para o curso de formação. De imediato serão chamados 274 vagas, que é o numero atual de vacâncias.
Também foram chamados diversos servidores para a Saúde. Foram chamados médicos, enfermeiros e assistentes sociais, por exemplo, que haviam feito concursos em 2016. A medida ajudou em muito a atuar no período crítico da pandemia.
Outra inovação no acesso ao serviço Público foi a adoção de provas escritas para o processo seletivo simplificado, proporcionado maior transparência, valorização do conhecimento e das competências técnicas e comportamentais e ainda democratizando o ingresso ao serviço Público. Desta vez, o método com aplicação de provas escritas, ocorreu na área de educação, com mais de 14 mil inscritos.
Uma das ações que mais engajou todos os servidores foi a Mobilização Solidária, coordenada pela SEGES. O objetivo era envolver o servidor público municipal em ações de filantropia no período pandêmico. A ação que começou modesta na secretaria, tomou conta de todas as secretarias e ultrapassou a meta de arrecadação de 5 toneladas de alimentos. No final foram arrecadados 70 mil quilos de alimentos e 16 mil peças de agasalho, que foram doadas ao FAC – Fundo de apoio à comunidade e este repassou para as famílias em situação de Vulnerabilidade social.