O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, recebeu na quinta-feira (01.12), na Câmara de Vereadores, em Campo Grande, a Medalha Legislativa “Dr. Rui de Oliveira Luiz”, durante a sessão ordinária da Casa. O objetivo da honraria é prestigiar àqueles que tenham se destacado no combate à criminalidade. Ao secretário, a honraria foi de autoria do vereador Carlos Borges, presidente do órgão legislativo.
Também receberam a medalha o diretor da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, Flávio Rodrigues Marques e o diretor-presidente da presidência da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), Aud de Oliveira Chaves.
A medalha “Dr. Rui de Oliveira Luiz”, foi instituída pela Resolução n. 1.347/2021, alterada posteriormente pela Resolução n. 1.353/2022.
Histórico
Nascido em Rochedinho, distrito de Campo Grande, no dia 29 de novembro de 1939, Rui de Oliveira Luiz iniciou sua carreira na Polícia Civil, exercendo, inicialmente, funções gerais, sendo nomeado Guarda Civil, Escrituário, Escrivão de Polícia e Delegado de Polícia.
Não obstante, foi designado para missões especiais em todo Estado, nomeado diretor de Operações no Departamento de Sistema Penitenciário e também Corregedor Geral da Polícia Civil no Governo de Pedro Pedrossian.
Também foi procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, além de Diretor Geral da Polícia Civil. Foi nomeado secretário de Segurança por duas vezes, no Governo Ramez Tebet e de Marcelo Miranda, sendo o primeiro delegado de Polícia Civil a assumir a pasta.
É o primeiro idealizador da exigência de processo seletivo para admissão de policiais. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Adepol, em 1980. Também foi primeiro delegado eleito ao cargo de Vereador na Câmara Municipal em 1989. Formado em Direito em 1978 pela Fucmat, era Delegado Aposentado classe especial, exercendo advocacia na área criminal.