Prefeitura e Suasc certifica mães com curso de ovo de páscoa nas Moreninhas

É chegada a época mais doce do ano e a Prefeitura de Campo Grande entra no clima da Páscoa junto as comunidades da Capital. Na tarde dessa segunda-feira (21), 40 mulheres foram certificadas com o curso de produção de Ovos de Páscoa no Clube de Mães Guerreiras das Moreninhas III, uma realização por meio da Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc).

“É muito importante trazer esse tipo de atendimento para as comunidades, pois antes, eram só feitos em prédios públicos, regiões centrais de Campo Grande. Hoje, é prioridade da prefeita Adriane Lopes descentralizar esses cursos e traze-los para os bairros, nas associações, em clubes de mães, pois são essas as pessoas que verdadeiramente precisam desses recursos; muitas delas fazem esses cursos para até mesmo garantir uma fonte de renda extra posteriormente”, disse Chiquinho Teles, subsecretário da Suasc.

É o que confirma Rita Meire dos Santos Rodrigues, de 43 anos e moradora do Univesitário, bairro vizinho das Moreninhas. “Vim com intuito de aprender todas as técnicas para produzir ovos e ganhar um extra na Páscoa. O curso foi muito para mim, aprendi técnicas de temperagem, procedimentos de como trabalhar com ovos de chocolate, barras recheadas e diversos outros detalhes como decoração, por exemplo. Foi muito proveitoso, colocamos a mão na massa, a professora dá a oportunidade, soluciona dúvidas e ainda se disponibiliza para posteriormente, caso haja dúvidas”, conta.

O curso foi especial alusivo à Pascoa e segundo a Chefe de Culinária, Telma Nentas, quem ministrou o curso no Clube de Mães, as alunas aprendem com facilidade as técnicas demonstradas durante as aulas. “Até mesmo técnicas como temperagem e como o preenchimento da casquinha e recheio, elas aprendem muito rápido, pois sinto o interesse delas. São apenas dois dias de curso e elas não perdem tempo. Depois de pronto, eu provo a finalização dos ovos e quase todos, para não dizer todos, estão em perfeito estado de ponto e sabor, prontos para consumo”, diz a Chefe.

Aúria Maria Nunes de Oliveira, 60 anos e moradora do bairro, já participa de outros cursos em outros pontos da cidade, como o de produção de Artesanato no Bairro Dom Antônio. Toda a oportunidade de aprender é bem-vinda. “Eu vim especialmente para esse curso de Ovo de Páscoa porquê queria aprender a fazer o ovo de colher, que eu ainda não sabia fazer. Foi uma maravilha, já fazia ovos, mas não com a técnica para vender com a colher, eu adorei. Tenho uma opção a mais para oferecer para meus clientes”.

Já a dona de casa Tereza Gonçalves, 58 anos, a técnica de aprender Ovos de Páscoa é exclusivamente para atender a família, principalmente as netas e bisneta. “O Ovo de Páscoa em supermercados geralmente é muito caro, nem sempre temos condições de comprar. Com um valor mais baixo, posso comprar as barras e eu mesma fazer os ovos para minha família. Custa menos e eu tenho quase a certeza que fica mais gostoso, pois vai com amor e afeto de quem faz”, garante Tereza.