No Dia do Líder Comunitário, secretário diz que a missão é capacitar

Nesta sexta-feira, 5 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Líder Comunitário e o secretário da Suasc (Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos Comunitários), Chiquinho Telles indica que a missão é capacitar as lideranças dos bairros de Campo Grande.

O secretário afirma que mais de 230 líderes de bairros já receberam qualificação sobre os trabalhos a serem desenvolvidos nas regiões da cidade.

“Uma das preocupações da atual gestão é capacitar e prover ferramentas para presidentes de bairros e presidentes de clubes de mães, e temos feito isso através do Programa de Capacitação de Lideranças Comunitárias, o Prolic, que já contemplou mais de 230 líderes, dando a eles o entendimento necessário sobre processos burocráticos de documentação, de planejamento e organização dos trabalhos realizados pelas associações”, disse.

Dia do Líder Comunitário

O Dia Nacional do Líder Comunitário foi instituído por meio da Lei nº 11.287/2006. Essa é uma data para homenagear os responsáveis por estabelecer conexão direta entre população e poder público, na elaboração de ações e projetos que beneficiam os bairros e moradores das regiões em que atuam.

Ações da gestão

Como forma de reconhecimento a esses homens e mulheres que dedicam seu tempo em prol da comunidade, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota) indica que a gestão tem realizado diversas atividades e implementado políticas que visam a otimização dos resultados dessa parceria.

“Nós entendemos o quanto esses líderes são importantes para que a nossa cidade cresça, se desenvolva e para que possamos atender a cada região, cada bairro, dentro de suas necessidades. As indicações dessas lideranças são determinantes para que sejam feitas melhores entregas e mais assertivas para a nossa cidade, já que eles, como representantes de suas comunidades, ajudam a identificar as prioridades de cada região”, afirma a prefeita Adriane Lopes.

Oficinas

A Prefeitura criou a Suasc em fevereiro de 2021, com o objetivo de atuar no fomento e articulação dos movimentos comunitários em todas as regiões da cidade. A pasta disponibiliza uma estrutura completa que oferece desde espaços para reuniões, cursos de capacitação para lideranças, assessoria contábil, assessoria jurídica e orientações para elaboração de projetos sociais às lideranças e associações de moradores da Capital.

Conforme a pasta, de 2022 até agora, o total de 1.250 pessoas já participaram de oficinas voltadas para a ocupação e geração de renda nas mais diversas áreas, como manicure e pedicure; maquiagem e designer de sobrancelhas; produção de biscoitos e balas baianas; ovos de páscoa; panetone e cookies; artesanato em E.V.A; bordado; fabricação de geleias; legumes em conserva; salgados e pães caseiros.

“Essas oficinas têm acontecido nas sedes das associações, no seio das comunidades, descentralizando as ações, promovendo a valorização dessas lideranças, levando conhecimento, auxiliando no resgate da autoestima das pessoas e oferecendo condições para a geração de renda”, destaca a prefeita.

Com um modelo de governo participativo, a Prefeitura de Campo Grande tem implementado planos de bairros, projetos desenvolvidos diretamente com os presidentes das associações para listar necessidades e elencar prioridades nas sete regiões urbanas. O modelo já é uma realidade em 74 bairros da cidade, alcançando cerca de 800 parcelamentos.

Comemoração

No último sábado, a prefeitura promoveu um ‘Café com os Conselheiros Regionais’, na Associação de Moradores do Bairro Coophavila 2, onde se reuniram conselheiros da região urbana do Lagoa e outras lideranças de diversos bairros. Eles partilharam suas experiências e aprendizados sobre a comunidade.