Com a conclusão dos projetos e a definição das planilhas de custo, a Prefeitura de Campo Grande planeja para os próximos dias a abertura de licitação da reforma de sete terminais de transbordo do transporte coletivo e o Ponto de Integração (PI) Hércules Maymone, por onde diariamente chegam a circular até 230 mil usuários . Serão investidos mais R$ 5,4 milhões (R$ 5.455.274,12), orçamento que deve cair em consequência da disputa entre as empresas participantes da concorrência.
Serão reformados os terminais Bandeirantes, Guaicurus, Júlio de Castilho, Aero Rancho, Nova Bahia, General Osório e Moreninhas. Basicamente, a reforma abrangerá banheiros, bebedouros, revisão das instalações elétricas; hidráulicas; plano de segurança contra incêndio e pânico; cobertura; reforço do piso rígido do pátio; pintura geral; troca dos bancos; sala para descanso dos funcionários; área para estacionamento de bicicleta (bicicletário); guarita dos guardas municipais ou seguranças e grades móveis para o fechamento dos terminais durante a madrugada, quando não há circulação de ônibus.
De acordo com técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), para evitar a ação de vândalos, que depredam as estruturas durante a madrugada, os terminais serão fechados quando o último ônibus deixar suas plataformas, com um vigilante na guarita – que será construída.
Outra inovação é a instalação de bicicletários, trazendo para Campo Grande uma intermodalidade comum em outros centros. Os usuários poderão se deslocar de bicicleta até os terminais, onde poderão deixar suas “magrelas” com segurança, até o retorno para casa.
Em outra etapa, com recursos do Projeto de Mobilidade Urbana, está prevista a ampliação e reforma do Terminal Morenão (que ganhará mais 80 metros quadrados) e a construção de mais dois terminais, nas regiões do Altos do São Francisco e do Bairro Tiradentes, na Avenida Ministro João Arinos.