Tite é indicado pela Fifa ao prêmio de melhor técnico do mundo

A Fifa anunciou nesta quarta-feira os dez indicados ao prêmio de melhor técnico de futebol masculino da temporada e incluiu Tite na relação. Comandante da seleção brasileira, o treinador conduziu recentemente a equipe nacional ao título da Copa América, feito destacado pela entidade ao revelar a presença do gaúcho na seleta lista. 

Além disso, a Fifa também ressaltou que a seleção sofreu apenas um gol na sua vitoriosa campanha na competição continental. E o time nacional ainda marcou 15 gols nos seis jogos disputados no torneio. Assim, Tite volta a figurar entre os dez candidatos ao prêmio, algo que ocorreu em 2017, mas não no ano passado, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia.

O brasileiro não é o único técnico de seleções indicado pela Fifa para a sua premiação. A lista também conta com Djamel Belmadi, campeão da Copa Africana de Nações pela Argélia; Didier Deschamps, o comandante da França; Ricardo Gareca, finalista da Copa América com a seleção peruana; e Fernando Santos, que faturou a Liga das Nações da Uefa com Portugal. 

Os outros cinco treinadores concorrentes estão à frente de clubes. São eles: Marcello Gallardo, campeão da Copa Libertadores de 2018 pelo River Plate; Pep Guardiola, que faturou o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa pelo Manchester City; Jürgen Klopp, que ganhou a Liga dos Campeões da Europa pelo Liverpool; Mauricio Pochettino, vice da Liga dos Campeões com o Tottenham; e Erik Ten Hag, campeão holandês e semifinalista do principal interclubes do Velho Continente com o Ajax. 

A Fifa também revelou a lista de dez candidatos ao prêmio de melhor comandante do futebol feminino. Sem nenhum brasileiro, esta relação tem Milena Bertolini (Itália), Jill Ellis (Estados Unidos), Peter Gerhardsson (Suécia), Futoshi Ikeda (seleção sub-20 do Japão), Toña Is (seleção sub-17 da Espanha), Joe Montemurro (Arsenal), Phil Neville (Inglaterra), Reynald Pedros (Lyon), Pal Riley (North Carolina Courage, dos EUA) e Sarina Wiegman (Holanda). 

A definição dos treinadores indicados ao prêmio da Fifa se deu pelo desempenho esportivo entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho deste ano. Os dez nomes agora serão colocados em votação, sendo que a participação popular tem peso semelhante ao de especialistas da comunidade do futebol – jornalistas e capitães e treinadores das seleções nacionais. Os três finalistas serão anunciados posteriormente e a entrega dos prêmios do Fifa The Best está agendada para 23 de setembro, em Milão.