A previsão do tempo para este domingo mostra que o calor sentido na tarde de sábado, 29, deve continuar neste domingo, 30. Campo Grande deve ter máxima de 39°C com alerta para baixa umidade.
Aliás, o alerta diz que a umidade deve ficar abaixo de 12%, condição perigosíssima para a saúde e é estendido para toda região centro norte do estado a área do Pantanal Sul-mato-grossense, englobando 32 municípios diferentes.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), duas cidades de Mato Grosso do Sul aparecem na lista das 20 temperaturas mais quentes do Brasil nas últimas 24 horas.
Corumbá foi a cidade que registrou mais calor no estado, atingindo 39,4°C de pico. A segunda cidade e a 12ª no ranking brasileiro é representado por Coxim, que marcou 38,8°C de na última medição.
O que chama a tenção no ranking das temperaturas deste sábado é a quantidade de cidades do estado vizinho do Mato Grosso presentes na lista. São 14 no total.
Entre as 10 primeiras só duas estão localizadas em outros estados. É o caso da segunda mais quente, Cruzeiro do Sul, no Acre e a já citada Corumbá.
Santana do Araguaia, no Pará, em 11°, Piriri, no Piauí, em 13° e Cacoal, em Rondônia, em 20° são as outras três municipalidades não pertencentes a Mato Grosso que compõem a lista.
Outro detalhe interessante é que as duas temperaturas mais altas medidas no país saíram da mesma cidade, Cuiabá. A Capital mato grossense mediu 41,6°C e 41,1°C em dois momentos diferentes, e assim ocupa a primeira e segunda posições.