O projeto Amigos do Parque retoma as atividades hoje. Neste sábado (12) e domingo (13), das 7h às 18h, uma das pistas do Parque dos Poderes volta a ser bloqueada para a passagem de veículos.
O fechamento de uma das vias no Parque dos Poderes, para as práticas esportivas, não acontecia desde o dia 18 de julho, quando o projeto foi suspenso em razão ao Decreto municipal que paralisou atividades consideradas não essenciais aos finais de semana.
Apesar de o projeto ter sido suspenso, a administração estadual constatou que o Parque continuou recebendo os adeptos da malhação mesmo durante o período em que a pista permaneceu aberta para os carros.
Com o espaço para corridas, pedaladas e caminhadas reduzido às calçadas, houve aumento das aglomerações, além do risco de atropelamentos.
Entre hoje e amanhã, uma equipe formada por profissionais de Educação Física da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) estará no local, em duas tendas, para repassar orientações de segurança à saúde aos visitantes.
“Com o fechamento da via, haverá espaço para que as pessoas se exercitem ao ar livre com tranquilidade, distantes umas das outras, e sem o fluxo de carro, que pode ocasionar graves acidentes”, apontou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.
O projeto
O Amigos do Parque, lançado em 2016, consiste no fechamento de uma das pistas do Parque dos Poderes para possibilitar a prática desportiva, como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e patins.
O trecho interditado (lado direito da pista) compreende a área entre a rotatória da Avenida Mato Grosso (após a Avenida Hiroshima) até a Avenida Afonso Pena (em frente ao Corpo de Bombeiros), contornando o Parque Estadual do Prosa.