Indivíduo de 21 anos foi preso na noite de segunda-feira (16) pela Polícia Militar após ser perseguido por populares depois que ele tentou roubar uma motocicleta no bairro Centro América, em Corumbá. A ação criminosa acabou sendo frustrada devido a uma sucessão de fatos que contribuíram para que o bandido acabasse preso por equipe da Força Tática.
O Diário Corumbaense apurou que o ladrão, que estava com um uniforme para não levantar suspeitas, se passou por funcionário de uma empresa terceirizada, para solicitar corrida a um mototaxista, da rua Porto Carrero até a Fernando de Barros, no Centro América. Quando eles passavam pela rua Rui Barbosa, ao lado da linha férrea, o ladrão sacou a arma – um revólver calibre .38 – e anunciou o assalto.
Como ele não conseguia ligar o veículo, exigiu que o motociclista, de 24 anos, entregasse o alarme e chegou a puxar o gatilho da arma, que não disparou. A ação do bandido revoltou um grupo de rapazes que presenciaram o assalto e depois que eles constataram que o revólver apresentava falhas, decidiram intervir.
Armado com pedaços de madeira e pedras, o grupo perseguiu o criminoso que atravessou a linha férrea que divide os bairros Centro América e Maria Leite, para onde ele fugiu. Já no outro bairro por diversas vezes durante a fuga ele parou, tirou e colocou as munições no tambor, apontou o revólver em direção às pessoas e tentou disparar, mas a arma seguiu falhando. Um desses momentos foi flagrado por câmera de um sistema de monitoramento.
A imagem que o Diário Corumbaense teve acesso mostra que pelo menos duas vezes o bandido investiu contra as pessoas que o perseguiam. Na fuga, o assaltante acabou deixando cair uma mochila com um casaco que provavelmente seria utilizado como disfarce após o assalto. Acuado, ele entrou em um terreno baldio localizado na rua Dom Bosco.
Acionadas, em minutos, viaturas da Polícia Militar chegaram ao local, cercaram a área e deram início às buscas pelo terreno de vegetação densa. Depois de alguns minutos de procura, o ladrão foi encontrado tentando se esconder em um buraco, a poucos metros do asfalto, já na rua São Francisco, paralela à via por onde ele havia entrado no matagal.
Preso, o indivíduo identificado como Erlan Jones Pereira Mesquita, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil e a vítima compareceu ao Distrito Policial para registar a ocorrência. O boletim de ocorrência número 4135/2018 informa que a arma tinha munições percutidas, mas os projéteis não dispararam. O caso foi registrado como roubo com emprego de arma de fogo e homicídio simples, ambos na forma tentada.
Fonte: Diário Corumbaense
Foto: Ricardo Albertoni/Diário Corumbaense