Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) é o quarto gestor estadual que mais cumpre promessa no Brasil, segundo aponta o levantamento “As promessas dos polítícos”, realizado em todo o País e que considera compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2018.
Conforme o levantamento, do portal G1, dos 24 compromissos assumidos durante a campanha, Azambuja cumpriu sete no primeiro ano do segundo mandato, o que equivale a 29,16% das promessas.
Governador ficou atrás dos gestores do Espírito Santo, Renato Casagrande (44,1%); Amazonas, Wilson Lima (43,9%); e Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (30,7%).
Entre as promessas cumpridas por Azambuja durante o ano de 2019 estão a reforma administrativa, que diminuiu de 10 para nove as secretárias estaduais; aumento do emprego formal, com 19.181 novas contratações de janeiro a novembro, segundo aponta dados do Cadastro Geral de Empregados e Empregadores (Caged), e a ampliação do número de escolas integrais, que chegará a 42 em 2020.
Além dos compromissos cumpridos, outros seis foram executados parcialmente, entre eles a implantação de novas unidades do Fácil; ampliação da estrutura portuária de Mato Grosso do Sul e o uso da hidrovia do Rio Paraguai, que está em andamento em Porto Murtinho; e a criação de 947 leitos hospitalares – meta é entregar 648 até o fim deste ano.
Quanto as promessas do presidente Jair Bolsonaro, o levantamento aponta que ele cumpriu 16 dos 58 compromissos assumidos na campanha, o que equivalente a 27,58%. Diminuição de servidores comissionados e pagamento do 13º salário para quem recebe o Bolsa Família estão entre as propostas colocadas em práticas.