O Operário Futebol Clube vai conhecer nesta quarta-feira (8) quem será o adversário da primeira fase da Copa do Brasil deste ano de 2023. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou que realiza o sorteio para definir os confrontos da primeira fase do torneio que reúne clubes de todos os estados e do Distrito Federal. Campeão Estadual de 2022, o Galo é o único representante sul-mato-grossense e, apenas na fase inicial, receberá uma cota de R$ 750 mil. Se vencer e avançar na competição, o Galo garante mais R$ 900 mil.
O evento acontece na sede da CBF, no Rio de Janeiro, às 13h (MS) com transmissão ao vivo da CBF TV, no YouTube. Os potes têm 80 clubes e vai definir os quarenta confrontos desta fase inicial da competição e os mandantes das partidas da segunda fase. Outros 12 times estão previamente classificados para a terceira fase.
Adversários
Para o definir os confrontos, os times são divididos em oito potes de acordo com a posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF e, fora de competições nacionais desde 2019, o time campo-grandense deve estar no Pote G ou 7.
Assim e, baseado na classificação atual do RNC, é possível projetar possíveis adversários dos comandados do treinador Celso Rodrigues do Operário F.C, possivelmente uma equipe que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. O sorteio da Copa do Brasil será feito entre clubes que vão estar no Pote C ou 3, composto por Sampaio Corrêa-MA, Guarani-SP, Operário-PR, Londrina-PR, Náutico-PE, Tombense-MG, Criciúma-SC, Brasil-RS e Brusque-SC, todos que disputaram a Segundona. Além desses, está na lista o Remo-PA, time da Série C.
Nesta fase inicial da Copa do Brasil, os duelos serão disputados em jogo único, dias 23 de fevereiro ou 1º de março, com mando do time em posição inferior no RNC. O vencedor do confronto se classifica automaticamente para a fase seguinte, e o time visitante tem a vantagem do empate. Com as reformas no estádio Pedro Pedrossian (Morenão), próvissóriamente a direção do Galo indicou o estádio Ninho da Águia, como local da partida.