Uma mostra de cinema criada para discutir os Direitos Humanos dentro das escolas e universidades. Esta é a proposta do Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que acontece nos meses de maio e junho, nas 27 capitais do Brasil. Os filmes escolhidos para esta edição do projeto são Betinho – A Esperança Equilibrista, Humano – Uma Viagem pela Vida, e Nunca Me Sonharam.
Em Campo Grande (MS) a mostra vai até o dia 24 de maio na universidade Uniderp com sessões às 19h30. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Em seguida dos filmes, serão realizados debates com acadêmicos, pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos. “O debate é algo primordial para o projeto. O nosso intuito é que os filmes sejam fios condutores para, justamente, discutir a respeito da temática que eles abordam”, explica Tatiana Maciel, coordenadora geral da Mostra no país.
Realizada pela MPC Filmes, com patrocínio do Instituto Caixa Seguradora, a Mostra conta com um agente mobilizador em cada estado. Na capital, o responsável pela mostra é o aluno de jornalismo Tero Queiroz. Ele ressalta que a participação da população nesse tipo de evento destaca ainda mais a força em apoiar a cultura e tomar conhecimento do assunto. “Além de entretenimento, o evento traz na essência a importância de debater um tema que ainda precisa ser visto com outros olhares e percepções”, afirma o jovem.
As exibições têm como objetivo principal fomentar o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples mostra de filmes, o evento é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.
Sobre a MPC Filmes: produtora carioca com mais de 30 anos no mercado brasileiro e internacional. Fundada em 1982 pelo produtor e diretor Alberto Graça e tendo como sócia a produtora Luciana Boal Marinho, a MPC atua nas áreas de produção e difusão de conteúdo audiovisual.
Serviço:
Cinema em Movimento – Circuito Universitário
Data e horário: De 22 a 24 de maio com sessões às 19h30
Local: Uniderp (Av. Ceará, 333) – auditório do bloco 5
Entrada: Gratuita (inscritos ganham certificado de participação)
Filmes Selecionados:
Betinho – A Esperança Equilibrista
Dir.Victor Lopes /Brasil / Documentário / 2015
O filme aborda a vida do sociólogo e ativista Herbert de Souza, que nos anos 80 foi contaminado pelo HIV. Betinho narra a sua saga, entre depoimentos de amigos e parentes que nos revelam um personagem essencial na História do Brasil.
Convidados para debater: Selma Rocha dos Santos (Assistente Social , pós- graduada em desenvolvimento de recursos humanos e Mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional)
Humano – Uma Viagem pela Vida
Dir. Yann Arthus-Bertrand / França /Documentário / 2015
O documentário reúne depoimentos de pessoas de todo o planeta sobre situações de suas vidas. São mais de 110 entrevistas feitas com pessoas em 65 países, entre anônimos e personalidades, como Bill Gates e o ex-presidente uruguaio José Mujica. Entre os temas abordados, estão o amor, a agricultura, a homossexualidade ou a migração.
Convidados para debater: Cleronio Nobrega Silva (vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/MS), Sarah Santos (estudante de jornalismo e estagiária na Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres de MS) e Gustavo Cancio (mestre em direitos humanos pela UFMS).
Nunca Me Sonharam
Cacau Rohden /Brasil / Documentário / 2017
Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil. Estudantes, gestores, professores e especialistas discutem uma reflexão fundamental e urgente sobre o valor da educação.
Convidados para debater: Abboud Lahdo (Advogado, cineasta, produtor, jornalista e pesquisador social) e Orivaldo Mendes Junior (Bacharel em História pela Universidade Católica Dom Bosco).