A sessão desta quinta-feira (16) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi encerrada logo após ser aberta, por falta de quórum e devido ao fato de dois deputados estaduais estarem internados por problemas de saúde.
Zeca do PT passou por cateterismo, com colocação de dois stents, e voltou a ser internado nessa quarta-feira (15), após sentir incomodo na região do tórax. Ele está em observação no Hospital da Cassems.
Amarildo Cruz, também do PT, foi internado na manhã de quarta-feira, com infecção pulmonar, e está intubado no Proncor. Segundo informações, ele teria sido afetado por uma bactéria que avança rapidamente, já tendo afetado os rins, e está fazendo diálise.
teve de ser intubado no hospital Proncor, onde estava internado desde o começo da quarta-feira. A assessoria e familiares divulgaram poucas informações até agora, mas a informação inicial é de que apresentava quadro infecção pulmonar.
De acordo com o secretário da Mesa Diretora, deputado Pedro Kemp (PT), iniciou o trabalho falando sobre a internação dos deputados e afirmou que os demais parlamentes estão preocupados.
“Os deputados estão apreensivos com a saúde de nossos dois companheiros e estamos com dificuldade de ter quórum para iniciar os trabalhos”, disse.
Kemp afirmou ainda que estava previsto o uso da palavra por Marlene Veiga Esposito, que iria discorrer sobre assuntos de interesse de servidores públicos, especialmente os aposentados.
Em função da falta de quórum, foi solicitado a Mesa Diretora o adiamento da fala da servidora.
O presidente da Casa, Gerson Claro (PP), declarou aberta a sessão e, na sequência, a encerrou.
“Estamos tristes e consternados com essa situação. Declaramos aberta e, imediatamente, por falta de quórum, encerramos a sessão, nos termos do regimento interno”, disse.
Quanto ao pedido de adiamento da fala de Marlene, foi feita remarcação para a próxima sessão, a ser realizada na terça-feira (21).
Na pauta de hoje estava prevista a votação de dois projetos de lei, um que trata sobre o combate da violência contra crianças e adolescentes e outro que reconhece o estado de calamidade pública em Naviraí.
Saúde dos deputados
O quadro de saúde do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), de 60 anos, piorou e ontem à noite teve de ser intubado no hospital Proncor, onde estava internado desde o começo da quarta-feira.
Devido à gravidade do caso, familiares e equipe médica não descartavam, até a tarde de ontem, a possibilidade de transferir o deputado para um hospital de São Paulo.
No entanto, com a intubação, a remoção será reavaliada.
Além disso, segundo informações, o quadro se agravou, os rins pararam e o deputado passa por diálese.
A assessoria do parlamentar informou que ele está sendo medicado com antibióticos e que a família está abalada e prefere não passar detalhes.
Já o ex-governador e deputado estadual Zeca do PT, 73 anos, foi internado às pressas na noite de segunda-feira (13), onde passou pelo cateterismo e implantação de dois stents para desobstruir artérias.
Na manhã de quarta-feira (15), ele recebeu alta médica.
Menos de doze horas depois de receber a alta hospitalar, o deputado estadual voltou a ser internado.
Segundo informou a assessoria do parlamentar, em nota, ele voltou ao hospital após “sentir incômodo na região do tórax” e, por determinação médica, ficou internado em observação, em uma enfermaria.
Ele passou por novos exames na noite passada, mas a assessoria não informou o resultado ou se haverá necessidade de algum procedimento cirúrgico para tentar restabelecer sua saúde.