A Justiça em Campo Grande autorizou a saída de 602 presos dos regimes aberto e semiaberto, concessão prevista na legislação penal. O “saidão” beneficiará 547 homens e 55 mulheres a partir de amanhã, em escala prevista até o Ano Novo.
De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a escala de liberação começa amanhã, dia 24 e vai até dia 26: nesta fase o benefício será concedido 194 homens e 23 mulheres do regime aberto e 210 homens e 16 mulheres do regime.
A segunda fase do “saidão”, a do Ano Novo, será de 31 de dezembro e a 2 de janeiro. Serão beneficiados 210 detentos do regime semiaberto masculino e 16 do feminino. Os do sistema aberto ficam os dois recessos fora e devem apresentar-se à Justiça após estes períodos.
Segundo a legislação penal, tem direito à saída temporária o preso que cumpre pena em regime semiaberto que, até a data da saída, tenha cumprido um sexto da pena total, se for primário, ou um quarto se for reincidente. Também é preciso ter boa conduta carcerária.
A Agepen não repassou os dados do benefício nos presídios do resto do Estado.