Embarque e desembarque de passageiros nos terminais e estações de pré-embarque voltarão a ser pela porta de trás dos ônibus — que também não terão mais restrição quanto ao limite de passageiros em cada um. Decreto sobre retorno gradativo das ‘operações’ do sistema de transporte coletivo foi divulgado nesta segunda-feira (27), no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
Até esta segunda-feira, devem estar normalizadas as entradas e saídas nos terminais Júlio de Castilho, Peg Fácil Shopping Campo Grande, Peg Fácil 13 de maio e Peg Fácil da Afonso Pena (praça). Já nos terminais Aero Rancho, Moreninhas, Guaicurus, Nova Bahia, Hércules Maymone, General Osório, Morenão e Bandeirantes, a retomada deverá ser até 15 de outubro.
Durante a viagem, os veículos têm, preferencialmente, de autorizar o desembarque primeiro, para somente depois começar o embarque, traz o decreto disponível nas páginas 1 e 2 do Diogrande.
A entrada e saída dos ônibus em Campo Grande eram desta forma, mas adequações foram adotadas durante a pandemia de Covid-19, como forma de controlar o número de passageiros. Mesmo com as flexibilizações adotadas até então, o embarque ainda estava sendo feito pela frente, o que gerava reclamação da população quanto a ter de pagar mais de um passe, caso tivesse de usar mais de um ônibus.
Ainda segundo o decreto de hoje, continua obrigatório o uso de máscaras descartáveis, reutilizáveis ou caseiras e disponibilização de álcool gel 70% para uso dos passageiros e colaboradores em cada veículo.