A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 1,2 toneladas de cocaína, na noite de ontem (01), durante o policiamento ostensivo noturno realizado na BR-423, no Sertão de Alagoas. A droga estava escondida em um caminhão carregado de cerâmica que foi abordado pelos agentes federais. Essa é a maior quantidade de cocaína já apreendida no Nordeste pela PRF.
Os agentes faziam abordagens próximo a Unidade Operacional de Polícia (UOP) da PRF do Carié. Eles pararam um caminhão, placa de Escada (PE), e notaram que o motorista estava com pressa de ser liberado. O homem apresentou os documentos solicitados pelos agentes e as notas fiscais da cerâmica, carga que era transportada no veículo.
Os policiais pediram pra ele estacionar o caminhão em um local mais seguro, a fim de fazer uma fiscalização detalhada, já que ele se mostrava nervoso com a fiscalização.
Nesse momento ele tentou fugir dos policiais, acelerando o veículo e perdendo o controle do mesmo, que acabou saindo da pista. O condutor havia pulado da cabine do caminhão e estava alguns metros atrás. Os policiais fizeram os primeiros socorros ao homem, acionaram a Samu e fizeram sua escolta até o Hospital de Santana do Ipanema.
Enquanto isso, uma parte da equipe fazia a checagem da carga transportada no caminhão e constataram que além de cerâmicas e sofás o veículo estava carregado de drogas. Vinte e duas sacolas com diversos tabletes de cocaína, totalizando mais de 1,2 toneladas, estavam sendo transportadas no veículo. O carregamento desta droga é avaliado em aproximadamente R$ 60 milhões.
Nesse momento os PRFs solicitaram apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, que imediatamente enviou equipes de policiais militares e policiais civis da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) para os devidos encaminhamentos da ocorrência.
O homem, natural de Pernambuco, de 35 anos, encontra-se em observação no Hospital sob a guarda da PRF. O crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.