Manifestantes se reúnem com famílias, crianças e até cachorros em trecho da Avenida Duque de Caxias, em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste). Todas as pistas da avenida estão bloqueadas na tarde desta quarta-feira (2).
Centenas de pessoas tomam a avenida após o resultado das eleições de 2022. Assim, para se ter ideia da dimensão, carros estão estacionados desde a região do Hotel Vale Verde.
Então, vale lembrar que o movimento começou na tarde de segunda-feira (31) e se intensificou neste Dia de Finados. Manifestantes chegam com cadeiras, lanches e tereré para protestarem em frente ao CMO.
A avenida Pref. Lúdio Martins Coelho — que dá acesso ao protesto — também teve o trânsito afetado. Enquanto o canteiro da Duque de Caxias está coberto por verde e amarelo, cores das camisetas dos manifestantes.
Tendas e carros de som mantêm o grupo durante o protesto. Até mesmo guindastes foram utilizados para expor a bandeira do Brasil. Além disso, manifestantes também soltam fogos de artifício.
Famílias com crianças e idosos
A consultora de vendas de 33 anos, Jéssika Nayara Lino, levou os filhos e família para o protesto. Para ela, as crianças de três e cinco anos são a motivação para a manifestação.
“Vim pela nossa família, a gente traz eles para entenderem o que a gente está fazendo. Isso tudo é para um futuro melhor para eles”, disse. Já a atendente Amanda Nascimento, 29 anos, protesta ao lado dos pais, namorado e irmã.
Além deles, Amanda levou até os cachorros da família para o protesto. Assim, se preparou para um dia longo, com lanches, cadeiras e tereré. “Pela liberdade do Brasil”, justificou a presença na manifestação.
O auxiliar administrativo Jordan Souza Fonseca chegou por volta das 10h e levou tereré. Porém, se rendeu ao comércio para almoçar no local e continuar na manifestação. “Acho que o movimento de hoje é o mais importante desde o resultado das eleições”, destacou.
Irmã de Jordan, Laisa Souza Fonseca afirmou que veio pelos “princípios e valores”. Assim, a técnica de enfermagem disse que é “a favor da família, da religião e da saúde”.
Pronunciamento de Bolsonaro
Antes de Ciro, Jair Bolsonaro (PL) realizou o primeiro pronunciamento após perder a reeleição. Assim, agradeceu aos votos recebidos no segundo turno, realizado neste domingo (30).
Além disso, reprovou as manifestações nas rodovias. “Os atuais protestos são fruto de indignação de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas são bem-vindas, mas nossos métodos não podem ser como os da esquerda”, frisou Bolsonaro.
Com informações do site Midiamax!