Marquinhos propõe incentivo ao conhecimento com mais educação para uma completa formação humana

Um Estado forte é construído por gente bem preparada e com oportunidades para todos. Marquinhos Trad tem para Mato Grosso do Sul um projeto focado na reestruturação e modernização do sistema educacional da Rede Estadual de Ensino, combatendo a evasão escolar, o alto índice de reprovação e promovendo integração desde o primeiro ano da vida escolar do indivíduo, passando pela Universidade, até a chegada ao mercado de trabalho.

O segundo eixo do Programa de Governo de Marquinhos Trad, denominado “Governo do Conhecimento”, tem como objetivo assegurar mais Educação, Ciência e Tecnologia, com qualificação profissional, tecnologia e formação humana. Isso será possível graças ao forte projeto de valorização de professores, gestores e demais profissionais da educação, oferecendo condições de qualificação, especialização, remuneração da classe, investimento em melhorias da infraestrutura física; ampliação no número de escolas com atividades em tempo integral, cursos profissionalizantes e preparatórios pré-vestibular; firmando parcerias com instituições de ensino superior, principalmente com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

“Nosso objetivo é ir além, para que cursar uma faculdade de qualidade deixe ser apenas sonho e torne-se uma realidade para o povo sul-mato-grossense. Acreditamos que entender a realidade dos nossos jovens e adequar o ensino às suas reais necessidades faz toda a diferença no fortalecimento da educação. Apostaremos no letramento digital como um forte aliado na formação e preparação de alunos e professores, unindo ambientes físicos e virtuais para estimular o aprendizado e a inserção no ambiente das novas tecnologias. Utilizaremos e fortaleceremos a TV Educativa MS (TVE) como canal de aulas e conteúdos pedagógicos, ampliando o acesso ao ensino, ao conhecimento e à cultura. Vamos corrigir injustiças cometidas hoje, assegurando salário igual para professores concursados e convocados que exercem a mesma função”, pontuou Marquinhos.

Tudo que é bom, merece ser compartilhado e ampliado e Marquinhos quer estender a todos os municípios do estado a experiência vivida pelos campo-grandenses em 2018, com a criação do projeto “Valorização da Vida”, que tem o objetivo de cuidar da saúde mental de alunos, familiares e profissionais da educação. Deu tão certo que no final de 2020, virou Lei. Até maio de 2022 foram mais de 40 mil pessoas atendidas na prevenção e salvando vidas, em trabalho da Coordenadoria Psicossocial do município e da Secretaria Municipal de Saúde.

A descentralização das oportunidades também está entre uma das principais preocupações. Para isso, um programa para um governo mais próximo dos municípios do interior e dos cidadãos, estimulando o empreendedorismo, entendendo e respeitando as vocações de cada região do Estado, a fim de maximizar resultados e fortalecer a economia também nas cidades mais afastadas dos principais polos de Mato Grosso do Sul.

“Apresentamos projetos para valorização das populações rurais, indígenas e quilombolas, investindo em infraestrutura, tecnologia e formação pedagógica adequada para que os alunos não precisem deixar a comunidade as quais pertencem em busca do saber e tenham plenas condições de fazer a diferença. Nosso objetivo é torná-los agentes transformadores do meio em que vivem”, concluiu.