O programa de diversidade e igualdade racial da Aegea, “Respeito Dá o Tom”, foi destaque no 1º Encontro Conexão Mulheres Negras Inspiradoras – Vivências, Pertencimento, Lugar de Fala. Realizado pela Subsecretaria de Direitos Humanos de Campo Grande, nesta quinta-feira (27), o encontro reuniu mulheres de diferentes seguimentos da sociedade, que se autodeclaram pretas ou pardas, para o compartilhamento de experiências vividas.
Entre elas, a coordenadora de diversidade racial do grupo Aegea, Keila Patrícia Martins, a coordenadora regional do programa “Respeito Dá o Tom, Nayara Oliveira, e a assistente administrativo da Águas Guariroba, Dejanira de Fátima Anunciação Ferreira.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, o encontro destacou temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando mulheres negras em evidência, com o objetivo de promover uma conexão de vidas, fortalecendo a relação entre as mulheres negras de Campo Grande de forma a incentivar o protagonismo.
Entre as convidadas de honra do evento, a coordenadora de diversidade racial do grupo Aegea, Keila Patrícia Martins, foi aplaudida pela plateia ao compartilhar detalhes sobre sua trajetória de vida e a importância do programa “Respeito Dá o Tom” em sua carreira profissional. “Sofri racismo, sofri abusos quando criança e apesar de tudo isso, eu venci. Hoje tenho orgulho de dizer que sou coordenadora na maior empresa de saneamento do país”, ressaltou.
O “Respeito Dá o Tom” (RDT) é um programa de diversidade e igualdade racial que nasceu para espelhar a população brasileira no quadro de colaboradores da Aegea. Em cinco anos, 65% da equipe da holding se autodeclara preto ou pardo, sendo que 19% ocupam cargos de liderança.