Rede Estadual de Ensino terá atividades presenciais a partir do dia 02 de agosto

As unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) voltarão a receber os estudantes a partir do próximo dia 02 de agosto. Com a decisão, mais de 200 mil alunos retornarão de forma alternada, respeitando o Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro de 2020.

De acordo com o calendário escolar, entre os dias 02 e 16 de julho os estudantes da Rede Estadual de Ensino estarão em recesso. O retorno às atividades, ainda de forma remota, será no dia 19 do mesmo mês.

No dia 19 de julho, os profissionais da REE/MS retornam de forma presencial para planejamento das atividades e organização das unidades de ensino junto às equipes escolares, bem como para o devido acompanhamento dos estudantes que seguirão com as aulas remotas até o final do mês.

No dia 02 de agosto será o retorno às atividades no formato presencial para os estudantes, com alternância, respeitando os indicadores (bandeiras) do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir).

Como será organizado

Levando em consideração as sinalizações do Prosseguir em cada localidade, as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino deverão seguir um conjunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas a partir do dia 02 de agosto.

De acordo com o grau de risco (bandeira), apontado pelo Prosseguir, os gestores escolares poderão contar com um percentual dos estudantes de forma presencial nas salas de aula. Apenas quando o município estiver em grau “baixo” (bandeira verde) não haverá a necessidade de alternância entre os estudantes. Veja abaixo:

  • Em grau “extremo” (bandeira cinza), 30% dos estudantes presentes em sala;
  • Em grau “alto” (bandeira vermelha), 50% dos estudantes presentes em sala;
  • Em grau “médio” (bandeira laranja), 70% dos estudantes presentes em sala;
  • Em grau “tolerável” (bandeira amarela), 90% dos estudantes presentes em sala;
  • Em grau de risco “baixo” (bandeira verde), 100% dos estudantes presentes em sala.

Desse modo, observando a média de ocupação das salas de aula da Rede Estadual de Ensino de 30 estudantes em sala de aula (de acordo com dados do Inep), temos o seguinte contexto:

  • Grau “extremo” (bandeira cinza): 09 estudantes em sala;
  • Grau “alto” (bandeira vermelha): 15 estudantes em sala;
  • Grau “médio” (bandeira laranja): 21 estudantes em sala;
  • Grau “tolerável” (bandeira amarela): 27 estudantes em sala;
  • Grau “baixo” (bandeira verde): 30 estudantes em sala.

Cronograma

A partir desta sexta-feira, dia 02 de julho, os estudantes da Rede Estadual entrarão no período de recesso escolar, que segue até o dia 16 de julho, com retorno às atividades remotas no dia 19.

Com o retorno dos profissionais, entre os dias 19 e 23 de julho será realizado o planejamento das atividades. Para esta etapa, serão enviadas orientações por parte da Secretaria de Estado de Educação para todos os gestores da Rede Estadual de Ensino.

Entre os dias 26 e 30 de julho, o momento será de planejamento e organização das atividades pedagógicas pelas escolas junto às equipes, seguindo as orientações enviadas previamente pela SED.

O retorno presencial dos estudantes se dará a partir do dia 02 de agosto, com alternância, seguindo as orientações previstas no Protocolo de Volta às Aulas.