Várias posições trocaram de dono nesta 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, menos as duas primeiras. Flamengo e São Paulo voltaram a vencer e seguem sendo primeiros colocados. O mengão goleou o Sport-PE enquanto o Tricolor foi à Belo Horizonte e derrotou o Cruzeiro. Também vencedores na rodada, Internacional, Palmeiras e Corinthians mantém a perseguição aos dois primeiros, mas não conseguem se aproximar. Embaixo, o Atlético-PR goleou o Vitória-BA, mas segue na zona de rebaixamento.
As partidas deste domingo (29) começaram com vitórias paulistas. No Estádio Mané Garrincha, o Vasco recebeu o Corinthians e até saiu na frente, com gol de Yago Pikachu cobrando pênalti no fim do primeiro tempo, mas depois do intervalo o jogo foi de Ángel Romero. Aos três minutos, o atacante recebeu de Jadson e finalizou para empatar. Aos 12, o camisa 11 aproveitou cruzamento de Pedrinho e desviou para marcar o segundo. Aos 33, o Timão ampliou com Jadson, de pênalti. Nos acréscimos, Romero coroou a atuação com o terceiro gol dele e deu números finais ao jogo, caracterizando a goleada por 4 a 1.
No Allianz Parque o primeiro tempo entre Palmeiras e América-MG foi de Bruno Henrique. O meia palmeirense recebeu de Willian aos 16 minutos e soltou a bomba para abrir o placar. Aos 40, o capitão pegou o rebote do goleiro e ampliou a vantagem alviverde. No segundo tempo, o Paraná tentou responder aos 11 com Silvinho acertando o travessão do goleiro Weverton. O Palmeiras esfriou a reação paranaense aos 32 minutos. De primeira, Lucas Lima pegou a sobra e, de fora da área, marcou um golaço para fechar o marcador em 3 a 0.
No domingo à tarde. Disputa entre Flamengo e São Paulo seguiu acirrada. No Maracanã, o Mengo recebeu o Sport e terminou o primeiro tempo empatado em 1 a 1, gols de Réver aos 13 minutos e Cláudio Winck empatando aos 43. O resultado ajudava o Tricolor que, no Mineirão, virou o intervalo vencendo por 1 a 0, gol de Diego Costa.
Na segunda etapa o Flamengo não demorou a abrir vantagem e decretar a vitória. Aos dois minutos, Uribe tocou para Lucas Paquetá fazer 2 a 1. Mortal, os donos da casa emplacaram um contra-ataque em velocidade aos cinco minutos e ampliaram com Éverton Ribeiro. Aos 18 minutos, Uribe deixou o dele e encaminhou a goleada por 4 a 1. Em BH, o São Paulo poderia ter sofrido o empate, mas Barcos desperdiçou um pênalti, acertando o travessão. Aos 31, Reinaldo pegou rebote de Fábio e tocou para Éverton, livre na linha da pequena área, marcar o gol da vitória tricolor por 2 a 0.
Para fechar o dia, Chapecoense e Grêmio ficaram no 1 a 1 na Arena Conda e o Santos, mesmo na Vila Belmiro, foi derrotado pelo América-MG por 1 a 0. A rodada termina nesta segunda-feira (30), às 19h (MS), com Bahia-BA e Atlético-MG na Arena Fonte Nova.
Classificação
Com mais uma vitória, Flamengo e São Paulo seguem dominando o Brasileirão com 34 e 32 pontos, respectivamente. O Internacional segue em terceiro com 29 pontos e o Grêmio fecha o G4 com 27. O Atlético-MG é quinto com 26, mas pode alcançar o Inter se vencer o Bahia. Também com 26, o Palmeiras é o sexto colocado.
Na parte de baixo, o Santos é o primeiro fora da zona de rebaixamento com 16 pontos, mas poderá terminar a rodada entre os quatro piores se o Bahia, também com 16, pelo menos
Fonte: Gazeta MS
Foto: Divulgação/Corinthians