O trânsito na região do Terminal Hércules Maymone, nas proximidades das ruas Ruas Ceará e Joaquim Murtinho, no bairro Antônio Vendas, ganhará reforço tecnológico. Com a retirada de uma das rotatórias, obra já anunciada pela prefeitura da Capital, semáforos inteligentes controlarão melhor o tempo de abertura dos sinais, permitindo que a faixa com maior fluxo de veículos tenha prioridade.
O anuncio foi feito pela prefeitura, na tarde desta quarta-feira (7), durante evento de assinatura da obra de readequação viária do conjunto de rotatórias das Avenidas Eduardo Elias Zahran, Joaquim Murtinho e Rua Ceará. A previsão é para investimento de R$ 1,5 milhão para o local que, de acordo com estimativa do órgão, cerca de 68 mil veículos circulam diariamente pela região.
Conforme o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine Bruno, o controle será feito “em temporeal”, com auxílio de câmeras de segurança. “O sistema entenderá que tem mais carro em um ponto w dará mais tempo para aquele trecho e menos para o outro. Essa é uma grande inovação”, frisou.
Com a assinatura de autorização da obra de readequação, o edital de licitação deve ser publicado na edição desta quinta-feira (8) do Diogrande. A partir disso, se não houver nenhuma contestação ou suspensão do edital, a previsão para o anúncio da(s) empresa(a) contratada(s) é de 90 dias.
Para o prefeito da Capital, Marquinhos Trad, as obras no local trarão muitos benefícios aos motoristas. “Fizemos isso em dois pontos de extremo gargalo de trânsito (na Via Park e na Interlagos) e deu certo, os motoristas aprovaram. No início pode ser um pouco estranho, o motorista vai sentir diferença, mas trará praticidade, velocidade e deixará o trânsito mais eficiente”, destaca.
Além da instalação da tecnologia no ponto citado, a ideia da prefeitura é levar os semáforos inteligentes para outros pontos, a começar pela Avenida Eduardo Elias Zahran. “Em breve, a Zahran terá controladores em tempo real, até o cemitério”, garante Janine.