Faltam poucos dias para emitir o título de eleitor, e o Correio do Estado preparou um passo a passo de como realizar o atendimento online.
O interessado deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ir na aba “eleitor e eleições”. Nessa opção, a pessoa será direcionada a uma página em que ela pode escolher as opções de atendimento.
Quem for tirar a primeira via do título, deve acessar “autoatendimento ao eleitor” e selecionar a opção “tire seu título”. Aparecerá na tela uma lista com a documentação necessária para tirar o documento, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e do pai.
Ao clicar em “sim”, o cidadão será direcionado a uma nova página de atendimento a distância, e deve selecionar a primeira opção da página: “emita, regularize e altere seus dados do título de eleitor”. A pessoa seleciona o estado de residência e prossegue.
Os documentos pedidos são:
- Foto segurando um documento
- Documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte)
- Comprovante de residência atualizado
- Certificado de quitação militar (para homens, no ano em que completam 19 anos)
Quem desejar o atendimento presencial, os Cartórios Eleitorais de Mato Grosso do Sul e as Centrais de Atendimento ao Eleitor estão com horário especial até o dia 4 de maio, exceto nos dias 30 de abril e 1 de maio.
Os cidadãos que precisam emitir título ou regularizar sua situação eleitoral, podem ser atendidos das 8h às 19h. O atendimento prioritário segue sendo na internet, por meio do TítuloNet, e o atendimento presencial é prioritário para as pessoas com dificuldades de acesso à internet.
As pessoas que já possuem título podem transferir seu título, regularizar, consultar local de votação ou número do título e incluir nome social. Todos os serviços também estão disponíveis no site do TSE.