Sedesc apresenta metas e ações estratégicas para fomentar cadeias produtivas na Capital

O prefeito Marquinhos Trad recebeu nesta segunda-feira (28), das mãos do titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc), Luiz Fernando Buainain e de sua equipe, uma cópia do Planejamento Estratégico da pasta, que imprimiu em um documento as ações que vêm sendo realizadas desde o início da gestão, cujas metas deverão ser atingidas até 2020.

Entre os objetivos está a identificação dos fatores de sucesso para melhorar o atendimento das cadeias produtivas e fomentar o setor empresarial e do agronegócio são estratégias da Sedesc, para que a Capital sul-mato-grossense alcance as metas traçadas para o período.

Além disso, a secretaria de Desenvolvimento Econômico atua, desde 2017, na busca da viabilidade da matriz insumo-produto, que aponta quais são os setores que o município irá incentivar e desenvolver nos próximos anos.

“Já identificados que os setores da cadeia do peixe, mandioca e setor leiteiro necessitam de estratégias para o seu desenvolvimento. É  preciso abrir caminhos para que esses produtores possam se desenvolver e fortalecer seus negócios. Como também oferecer aos produtores oportunidade para que eles possam vender seus produtos para fora”, explica o secretário Luiz Fernando Buainain, referindo-se ao projeto de implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), em Campo Grande.

“Hoje, o produtor local consegue fornecer apenas para Campo Grande. O certificado não permite que ele chegue a outros municípios e estados. Com a implantação do Sisbi-Poa, ele poderá expandir seu negócio e vender para outros Estados e cidades. Essa é sem dúvida uma ação que vai impulsionar a economia”, explica o secretário municipal.

Planejamento Estratégico propõe que a Sedesc seja referência nacional pelo estabelecimento de políticas públicas inovadoras, com processo gerencial eficaz e de alto impacto para o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do município de Campo Grande.

De acordo com Buainain, para chegar a essa definição, foi construído um cenário para identificar e adensar cadeias produtivas, identificar vantagens comparativas, identificar e atrair investimentos aderentes às cadeias locais, integrar a economia ao mercado nacional e internacional e identificar parcerias com empresas de tecnologia.

“De posse desse cenário foi possível construir um Planejamento Estratégico definindo para onde a Sedesc precisa caminhar. Diante de inúmeras incertezas que se alteram rapidamente no ambiente econômico e político, percebemos a necessidade de contar com auxilio para garantir mais segurança na tomada de decisão estratégica para os próximos anos”, justificou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

O prefeito lembrou que na etimologia, a palavra planejamento significa estratégia, e que para se alcançar os objetivos, essa medida é indispensável. “O planejamento é a base, o alicerce que segura todo o resto. Neste sentido, a prefeitura de Campo Grande tem o cuidado de adotar como base fundamental, o seu planejamento estratégico. Essa palavra passou a ser um vocabulário muito usado nos dias atuais pelas gestões e os administradores. Com ele, é possível traçar caminhos prováveis, que oriente a realização de um planejamento mais assertivo e coerente”, disse Marquinhos.

O Planejamento Estratégico da Sedesc, construído por todos os funcionários da Secretaria, contém seis fatores críticos de sucesso: Projetos Inovadores, Políticas Públicas, Marketing, Cadeia Produtiva, Plano de Governo e Qualidade no Atendimento.

“A Sedesc elaborou esse trabalho trazendo a experiência do setor privado para o setor público e os fatores críticos de sucesso, que resultaram em 36 ações de impacto, que têm norteado o nosso caminho para que sejam cumpridas as metas propostas pelo plano de governo do prefeito Marquinhos Trad”, ponderou o titular da Sedesc.

Fonte: Assessoria PMCG

Foto: Divulgação