A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei n° 8..876/18 que institui a gestão democrática para as escolas públicas da Rede Municipal de Ensino (REME). A lei, aprovada na sessão ordinária dessa quinta-feira (17), permite que a própria comunidade, pais, alunos e professores, através do voto direto, elejam os seus diretores titulares e adjuntos.
A gestão democrática é mais uma promessa de campanha eleitoral cumprida pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), que contou com o apoio dos vereadores da capital, aprovando a lei com o quórum de 27 votos a favor e nenhum voto contrário.
O líder do prefeito na Casa de Leis, vereador Chiquinho Telles (PSD), lembrou que o voto direto para escolha de diretores era um pedido antigo dos professores, e que foi deixado de lado pelos prefeitos anteriores, tornando-se realidade na atual gestão municipal.
Para Telles, “o prefeito Marquinhos Trad e o Poder Legislativo fortalecem o ensino das nossas crianças ao democratizar a escola e permitir que a própria comunidade escolha os diretores”.
Casa cheia
O plenário da Câmara Municipal estava lotado por professores, que com o presidente do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), professor Lucílio Nobre, ovacionavam as declarações de voto que eram proferidas uma a uma, e ao final, comemoraram a aprovação da nova lei.
Fonte: Jhoseff Bulhões, com assessoria